Muamba testou novidades do Carnaval 2011
FONTE: site da prefeitura de Porto Alegre
A Muamba oficial do Carnaval 2011 aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro e teve a participação de 12 escolas de samba no Complexo Cultural Porto Seco, com grande afluência de público, apesar da chuva na sexta-feira. Divididos em seis escolas por noite, os desfiles começaram às 23h30, na sexta-feira, e 22h45, no sábado, e serviram para testar as novidades do Complexo.
A Muamba
Segundo o coordenador de Manifestações Populares da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Joaquim Lucena, a muamba foi perfeita no cumprimento de seus objetivos. O Rei Momo Fábi Verçosa destacou também o ensaio técnico das escolas: "Quem esteve lá viu que algumas delas interromperam mais de uma vez o desfile para corrigir detalhes na evolução das alas, de modo a acertar um desfile sem defeitos na semana que vem. Também cumpriu o objetivo de dar chance ao publico com menos poder aquisitivo, ou que eventualmente não poderá estar no Porto Seco nos dias do desfile oficial, de ver as escolas gaúchas em ação", afirmou. O ponto mais positivo para o Rei Momo é o fato de que as duas noites tiveram um público significativo. "Mesmo na sexta-feira, com chuva, as arquibancadas permaneceram ocupadas do início ao fim, independente do tamanho da escolha que estava na pista", resumiu Verçosa.
Novidades
A estrutura do sambódromo da capital foi repensada para tornar o evento mais funcional em 2011. Após a introdução das frisas (camarotes a céu aberto na altura da pista), compactando o desfile, as alterações agora incluem uma rampa e iluminação especial no recuo da bateria. Outra novidade introduzida é a criação de duas zonas de concentração, como acontece no desfile das escolas do Rio de Janeiro.
A idéia central da Prefeitura, organizadora do evento, é oferecer mais conforto para a circulação dos carnavalescos e público, melhorar a visibilidade do desfile e proporcionar mais liberdade para o trabalho da imprensa. Todos estes participantes vem sendo ouvidos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) desde as alterações introduzidas em 2009.
A infraestrutura para o desfile das escolas dos grupos Especial e Intermediário acontecerá de 4 a 6 de março e custará R$ 1,5 milhão. A instalação do sistema de energia elétrica custará mais R$ 500 mil.
- “Duas áreas de concentração, separadas por divisórias, também aliviarão a dispersão. A escola que estiver saindo da pista não encontrará mais pelo caminho a parte final de outra que se prepara para entrar” informa Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da SMC, Joaquim Lucena.
A rampa com iluminação especial que será instalada no recuo da bateria dará maior visibilidade ao local. Outra melhoria para os camarotes e arquibancadas será a ampliação do bar. Além de mudar de posição, os quatro guichês de pagamento ficarão do lado de fora, facilitando a circulação interna.
O que muda:
Frisas (Minicamarotes na pista):
- Onde era: nos dois lados da pista, cem mesas com oito cadeiras cada;
- Onde ficará: no lado direito, não haverá frisas da concentração até o início da zona dos camarotes. Do lado esquerdo, haverá frisas apenas da concentração até o recuo da bateria; num total de 30.
1ª Cabine de Jurados:
- Onde era: bem no começo do desfile;
- Onde ficará: avançará 72 metros;
Posto do Locutor do Evento:
- Onde era: na parte superior, ao lado do camarote da AECPARS;
- Onde ficará: no mesmo nível da pista;
Bar:
- Onde era: na área dos camarotes, lado direito do desfile;
- Onde ficará: próximo da dispersão, ampliado, com quatro guichês de venda no lado externo;
Recuo da Bateria:
- Onde era: em frente dos jurados;
- Onde ficará: no mesmo lugar, agora com rampa para a bateria e iluminação especial;
Concentração:
- Onde era: a pré-concentração e concentração ficavam no mesmo lugar, com as escolas em fila;
- Onde ficará: no mesmo local, duas áreas isoladas por muro, uma ao lado da outra;
- As instalações de Bombeiros, DMLU e Posto de Saúde serão relocalizadas.
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