FIM DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL !!!

SEXTA-FEIRA 01 DE FEVEREIRO DE 2008

1ª NOITE DE DESFILES

Imperadores do Samba

Primeira escola de samba a desfilar no Carnaval de Porto Alegre 2008, a Imperadores do Samba entrou na avenida para homenagear o povo africano com o samba enredo "Olufiran: De Rei Mendigo o Rei Negro que recebe seu trono dos Imperadores". A quebra de dois carros alegóricos, ainda na entrada da passarela, pode ter prejudicado o desfile da escola.

Dos cinco carros, dois foram prejudicados por problemas técnicos. Um deles nem iniciou o desfile na passarela do Porto Seco, enquanto o outro carro foi empurrado por integrantes da escola, comovidos com o imprevisto.

Dezeseis alas contaram a história do alafim (príncipe) na sucessão do trono atornar-se mendigo. Mais de 1,5 mil componentes representaram diversos países do mundo com destaque para a comissão de frente, que representou os guerreiros de Yorubá, e para a bateria, como sacerdotes hebreus. "Foram meses de ensaio e preparação. Mesmo com problemas técnicos, acreditamos na garra da Imperadores", observou o presidente da agremiação, Luis Carlos Amorim.

Assista o desfile:



Acadêmicos de Niterói

Com o enredo "Viens mon"amour com nosso samba conhecer a França", a Acadêmicos de Niterói foi a segunda escola do Grupo Especial a desfilar na avenida nos últimos minutos de sexta-feira. Com as cores azul, vermelho e branco, a escola fez uma homenagem ao país cujas cores oficiais são as mesmas da escola. Quatro carros alegóricos, 14 alas e cerca de 1.400 componentes passaram pela avenida do Complexo Cultural Porto Seco.

Para o presidente da escola, Adão Oliveira, a Acadêmicos passou pela avenida de maneira exemplar. "Conseguimos passar a beleza do tema que era uma homenagem à França com sua alegria, exuberância e fraternidade e mexer com o público das arquibancadas que cantou o samba junto", comemorou, após os 45 minutos de desfile.

Os carros levaram 126 destaques, representando desde o período greco-romano, quando francos e gauleses deram origem à França, até a cultura atual do país, com a reprodução de monumentos e de símbolos da literatura e das artes. O segundo carro, com a figura de uma mulher grávida, com pomba branca, chamou atenção pela homenagem especial ao pioneirismo do país no respeito aos direitos humanos.

No terceiro carro, a noite parisiense foi representada pela imagem de cassinos e teatros. A Acadêmicos de Niterói é uma escola de Canoas, na Grande Porto Alegre. Fundada em 4 de abril de 1988, o símbolo da escola é uma coruja com chapéu e um canudo de formatura, figura representada no carro abre alas.

Assista o desfile:


Embaixadores do Ritmo

A Embaixadores do Ritmo, terceira escola a desfilar no grupo especial do Carnaval 2008, apresentou na passarela do Porto Seco uma homenagem a educação no Brasil. Cerca de mil componentes participaram da apresentação "De guarda pó e giz, Embaixadores dá aula na avenida".

A escolha do tema foi feita em homenagem à Tia Lolo, educadora de Viamão que dá aulas para crianças em um ônibus. A partir dela, a escola defendeu a classe dos professores, destacando a necessidade de melhorias na educação. "O desfile é um estímulo para todas as crianças. É uma alegria muito grande ver esses pequenos emocionados fora da sala de aula", destacou Tia Lolo, a homenageada da escola.

Defendendo as cores bordô e branco, com cinco carros alegóricos distribuídos em

15 alas, a Embaixadores do Ritmo destacou-se pelo carro Ensino Fundamental formado por alunos em fase de alfabetização e pela Banda Marcial, ala que disputou as atenções com a baterial da escola por sua interpretação. "Que este seja um desfile que abra portas para nossas crianças, futuros alunos de Tia Lolo. É o nosso maior desejo", observou o presidente da escola, Adolfo Giró.

Assista o desfile:


Academia de Samba Praiana

Mais uma vez a França é homenageada na avenida do Complexo Cultural Porto Seco na madrugada deste sábado, 2, no desfile do Grupo Especial. A Academia de Samba Praiana entrou na avenida às 2h20 com o samba enredo "Cabaret é Moulin Rouge Verde e Rosa - Uma História de Fantasia, Sedução, Amor e Paixão" e pintou o mais famoso cabaré francês com as cores da escola. O tema foi mostrado por quatro carros, 15 alas e trouxe de destaques Gretchen, que desfilou na frente da bateria, e Elke Maravilha, que representava a dama da noite no carro abre alas.

Pela primeira vez desfilando no Carnaval de Porto Alegre, Elke destacou a importância de prestigiar essa que considera a mais importante manifestação da cultura popular brasileira

. "Estou ansiosa para atravessar a avenida, pois morei aqui por três anos , mas é a primeira vez que desfilo no carnaval de Porto Alegre", observou.

Um dos carros da escola representava o próprio cabaré Moulin Rouge e um castelo fez a caracterização da belle époque francesa. O carro "Metamorfose" mostrou a mudança da sociedade, quando o local passou a ser freqüentado pela alta sociedade parisiense.

A Academia de Samba Praiana foi criada em 10 de março de 1960 por um grupo de rapazes que freqüentava um restaurante com o mesmo nome, na Rua da Praia. Reconh ecida como a escola de samba pioneira em luxo e na introdução do conceito de alas ao desfile de Carnaval, foi a primeira a apresentar ala de baianas. Com as cores verde e r osa, adotadas para substituir o azul e dourado do seu início, a escola tem como símbolo uma coroa real sobre a letra P, entre dois cavalos marinhos.

Assista o desfile:



Imperatriz Dona Leopoldina

Escola que apresentou o maior número de componentes, cerca de 2 mil, a Imperatriz Dona Leopoldina desfilou na passarela do Complexo Cultural do Porto Seco na madrugada deste sábado reverenciando um dos maiors ícones do sambra brasieliro, o compositor Martinho da Vila.A escola entrou na avenida com quatro carros alegóricos e 12 alas em homenagem a Martinho. Os carros representaram os enredos feitos pelo sambista com os quais a escola Vila Isabel, do Rio de Janeiro, foi campeã. Em destaque, o último carro a desfilar homenageando o Botequim, uma das músicas de maior sucesso do compositor. Também mereceu destaque o segundo carro composto por crianças, nas cores azul, branco e prata, em homenagem a Vila Isabel - bairro de poetas e musicalidades. "Este ano pretendemos recuperar tudo aquilo que deixamos a desejar no ano passado e fazer um carnaval muito melhor em 2008", observou o carnavalesco da escola, Chico Passos.

Assista o desfile:


Samba Puro


A Academia de Samba Puro, da comunidade do Morro da Conceição, abandonou as cores tradicionais, o azul, amarelo e branco, para homenagear Cartola, na madrugada deste sábado, 2, quando passou pela avenida do Complexo Cultural Porto Seco. A homenagem da escola acontece no ano em que é comemorado o centenário do "divino mestre do samba".

"Do Catete ao Morro de Mangueira, Centenário de Cartola, o Divino Mestre, na Cadência da Samba Puro" foi levado para a avenida após as 5h para homenagear um dos maiores ícones da música brasileira que, como a escola, também teve sua origem em um morro. As cores verde e rosa são uma representação da escola da qual o compositor integrava a velha-guarda, a Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. O carro abre alas trazia a caracterização do Zicartola, o bar de Cartola e dona Zica, e o segundo mostrava a Praça Onze, local de antigos carnavais de blocos e ranchos.

A Academia Samba Puro surgiu em 30 de abril de 1984. Um grupo de carnavalescos da comunidade, entre eles alguns componentes da Academia de Samba Praiana, no Morro da Conceição, resolveu criar uma agremiação que traduzisse a cultura tipicamente popular do seu reduto, mostrando o verdadeiro samba de raiz e desfiles de Carnaval feitos na garra e na coragem. Por símbolo, foi escolhido o pandeiro, instrumental do "malandro" sambista, sobre a mão que faz vibrar as platinelas. Como cores da Escola foram escolhidas o azul, o amarelo e o branco.

Assista o desfile:




Protegidos

Penúltima escola a desfilar na madrugada deste sábado, 2, a Protegidos da Princesa Isabel apresentou uma homenagem ao grupo circense mais famoso do mundo, o Cirque du Soleil, com o samba enredo "A Protegidos se reinventa e reinventa os espetáculos do Cirque du Soleil".

Adotando como símbolo as máscaras de teatro, a Protegidos se apresentou

com quatro carros e em fantasias para dez alas. Mais de mil pessoas, em sua maioria representantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, defenderam as cores da escola: vermelho. verde e branco.

A escola de Novo Hamburgo foi fundada em 24 de novembro de 1969 e ingressou nos desfiles oficiais da cidade em 1993. A escola adota o símbolo do teatro, as máscaras que representam a alegria e a tristeza. Segundo o carnavalesco da Protegidos, Fábio Ferreira, "não é possível comparar o universo circense do Soleil com o carnavalesco, é apenas uma homenagem", disse.

Assista o desfile:


Acadêmicos da Orgia

A Acadêmicos da Orgia, uma das escolas mais tradicionais do Carnaval de Porto Alegre, campeã do Grupo de Acesso ano passado, foi a última escola a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, após 18 anos. Com dia claro e sob uma uma fina garoa, a escola que completa 48 anos hoje, 2, trouxe como tema "O Fantástico Mundo dos Sonhos no Fantástico Ciclo da Vida".

Com as cores verde e branco, quatro carros e 12 alas mostraram os quatro ciclos da vida. O Portal da Fantasia, carro abre-alas, falava de sonhos e devaneios. Já o carro Sonho

Infantil, trouxe figuras de histórias infantis como o "boi da cara preta". O terceiro carro, Sonho do Bilhete Mágico, falava da utopia do bilhete premiado, sonho aduto de um futuro mais seguro. Para fechar o desfile, a escola falou dos sonhos da terceira idade com a representação do sonho da vida eterna, desejo de todos. Acadêmicos da Orgia encerrou o desfile às 7h55 da manhã deste sábado.

Assista o desfile:





SÁBADO 2 DE FEVEREIRO DE 2008



2ª NOITE DE DESFILE
S

Acadêmicos de Gravataí

Paris entrou na avenida pela terceira vez nestes dois dias de desfile do Grupo Especial do Carnaval, agora com a primeira escola a desfilar na noite deste sábado, 2, a Acadmêmicos de Gravataí. Em vermelho, preto e branco, a escola trouxe o samba enredo "Paris Cidade Lu z! Que Ilumina o Passeio da Onça Negra!". Cinco carros, 14 alas e cerca de 2,4 mil componentes desfilaram no Complexo Cultural Porto Seco.

O carro abre-alas trouxe a onça negra, símbolo da escola, em tamanho gigante. Outros três carros trouxeram réplicas de monumentos de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, que representa a arte francesa. O quinto e maior carro da escola trouxe o símbolo da riqueza e da beleza da capital francesa, o Moulin Rouge.

Convidados especiais- três franceses da ciade de Dijon, Philippe, Pierre e Raymonde, desfilaram pela primeira vez no carnaval porto-alegrense pela Acadêmicos de Gravataí. Em visita ao estado, foram levados pela esposa de Philippe, Lisete, para conhecer os barracões do Complexo Cultural do Porto Seco, onde são confeccionadas fantasias e alegorias do carnaval. No barracão da Acadêmicos de Gravataí foram convidados a desfilar pela escola que trazia a França como tema. Não só aceitaram o convite como ensaiaram a passagem pela avenida. Segundo Raymonde, a mais entusiasmada do grupo, esse será o maior "souvenir" que levará de volta a seu país.

O desfile da Acadêmicos chegou à dispersão em festa. Componentes da esco la pulavam e comemoravam o desfile que consideraram o melhor de todos os tempos. Fernando Gomes, diretor de carnaval da escola, comemorava o desempenho na avenida e declarava que neste ano a Acadêmicos tinha vindo para disputar com as melhores. "É um ano de trabalho intenso de todos que se resume em 50 minutos na avenida e demos tudo para fazer o melhor", disse. Fundada em 26 de fevereiro de 1961, a Acadêmicos é uma das entidades carnavalescas que representa a Grande Porto Alegre nos desfiles do Carnaval Oficial.

Assista o desfile:




União da Vila do I.A.P.I.

Com seis carros alegóricos a União da Vila do IAPI entrou na passarela do Complexo Cultural do Porto Seco defendendo a preservação da natureza. Com o tema-enredo "Gaia, Terra: um coração que pulsa - o grito de alerta que ecoa pelo ar", a escola apresentou um colorido desfile na avenida.

O presidente Jorge Sodré destacou no início da apresentação que todas as alegorias e adereços foram confeccionados com material reciclado, de acordo com a proposta principal da escola para mostrar que é possível transformar o lixo em luxo. Representando os quatro elementos da mãe-natureza, a escola explorou os problemas ambientais que ameaçam a saúde do planeta como a extinção da fauna e da flora, aquecimento global, radiação ultra-violeta e o caos no trânsito. Também apresentou temas atuais como a biopirataria, a venda de recursos ecológicos e o contrabando internacional de plantas e espécies animais.

Além das 16 alas, as alegorias destacaram ações que promovam o equilíbrio ambiental como a reciclagem do lixo e a conscientização da população, neste caso representado pelo trem, símbolo da escola, na alegoria que levou o nome de "Esperança é o trem da Vila que trás".

Assista o desfile:




Estado Maior da Restinga


A Estado Maior da Restinga veio para a avenida do Complexo Cultural do Porto Seco aos 44 minutos deste domingo, 3, cantando Rio Grande, a cidade mais antiga do estado. Nas cores verde, vermelho e branco, a Restinga trouxe como enredo "Rio Grande, Cidade Histórica, Noiva do Mar, Aqui nasceu o Rio Grande do Sul". A comissão de frente e o abre alas vieram com cisnes imperiais, ave símbolo da cidade homenageada.

A escola mostrou na avenida, através de suas alegorias e alas, aspectos arquitetônicos, culturais, turísticos e religiosos da cidade fundada em 1737. Conforme o presidente da agremiação, Hélio Garcia, a idéia surgiu durante o desfile do Carnaval de Rio Grande no ano passado, quando a Tinga batizou a Imprério Serrano, uma das principais escolas de samba local.

Quatro carros temáticos mostraram a ocupação do continente de São Pedro, a cidade das artes, da cultura e da religião, o turismo e o folclore, além da indústria, do porto e seus contratos. Foram 14 alas e mais de 2 mil componentes que passaram na avenida trazendo os colonizadores da região, soldados do império português, mulatas e nobres portugueses, pescadores, estivadores, além da fauna e flora e as belezas da Festa do Mar.

Destaque- um dos destaques da Restinga é sua primeira porta bandeira, Kyzzi, há cinco anos na escola. Kyzzi é filha de uma das maiores porta estandartes do carnaval de Porto Alegre, Onira Pereira, que representou os Bambas da Orgia por 12 anos. Acompanhando o desfile, Onira estava orgulhosa da apresentação da filha, cuja fantasia ela mesma confeccionou. "É muita emoção ver ela passar com essa graça e alegria, levando as cores de sua escola", destacou.

Assista o desfile:




Bambas da Orgia

Quarta escola do Grupo Especial a desfilar neste domingo, 3, a Bambas da Orgia entrou na avenida pontualmente às 2h10, de forma extremamente organizada, para homenagear o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA).

Com o tema-enredo "Faculdade da Vida, trajetória de bamba. Instituto de Artes 100 anos: a Universidade é do samba", cerca de 1,2 componentes apresentaram a história do IA, divididos em 15 alas, entre elas algumas formadas por alunos e professores do Instituto que também participaram da confecção das fantasias e alegorias.

A mais aintiga escola do carnaval da Capital defendeu as cores azul e branco e trouxe no primeiro carro a águia, seu símbolo maior. Em seguida desfilaram as alegorias que representaram os deuses do Olimpo, espetáculos teatrais, a atividade circense e os estudantes brasileiros. Para a presidente da agremiação, Rosalina Conceição, um tema histórico sempre traz a riqueza de seus elementos. Ela aposta no bicampeonato para 2008. "Vamos repetir o espetáculo de 2007 com um belo desfile e a vitória do Carnaval de Porto Alegre", destacou.

Assista o desfile:




Império da Zona Norte

Vice-campeã do Carnaval do ano passado, a Império da Zona Norte passou pela avenida do Complexo Cultural do Porto Seco no segundo dia de desfiles do Grupo Especial trazendo a exuberância e a riqueza cultural da África. "Da África à Zona Norte, sim senhor... essa é a história do samba" trouxe o amarelo, a prata e o branco da escola em grandes carros que fizeram uma retrospectiva da história do samba, dos descendentes africanos ao atual carnaval da avenida.

O presidente da agremiação, Antonio Ademir de Moraes, o Urso, fez uma saudação na largada da escola, convocando os participantes a dar tudo de si na avenida dizendo "o Império não foi vice campeã no ano passado por acaso, mas por trabalho e é isso que vamos mostrar agora".

A comissão de frente fez um show à parte simbolizando rituais da religiosidade e danças de origem africanas com guerreiros, que faziam uma transformação trocando de fantasia dentro de uma alegoria e voltando como malandros em homenagem aos bambas do samba. A seqüência de carros alegóricos iniciou com uma homenagem à África na figura de animais e florestas. Um navio negreiro simbolizou a vinda dos primeiros africanos e, logo depois, um carro prestou homenagem à Bahia, com seus batuques e candomblés. O penúltimo carro lembrou a importância do Rio de Janeiro para o samba que pede passagem e os sambistas brasileiros. Para fechar o desfile, a própria escola foi representada por uma réplica de sua quadra. A escola passou com 18 alas e 1800 participantes.

Fundada em 20 de março de 1975, a Império da Zona Norte escreveu páginas de importante significado para a história do Carnaval de Porto Alegre. Tendo como símbolo dois leões e uma coroa real (sua escola madrinha é a Imperadores do Samba), a Império da Zona Norte adotou as cores amarelo, prata e branco, sendo pioneira da fase moderna do Carnaval de Porto Alegre.

Assista o desfile:



Império do Sol


Penúltima escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, a Império do Sol nas suas cores vermelho, verde, amarelo e branco, homenageou o Rio Grande do Sul contando um pouco da história do comércio do Estado com o tema-enredo: "Dos Armazéns de Secos e Molhados à Pujança dos Supermercados, uma história forjada na determinação".

A escola de São Leopoldo entrou na avenida depois das 4h com cerca de 16 alas que representaram os imigrantes europeus, as relações comerciais do período colonial, transformações industriais, o surgimento dos supermercados, a inflação e a globalização. O terceiro carro alegórico que cruzou a avenida representou o caixeiro-viajante, profissional do comércio pelas estradas, simbolizado por um grande caminhão.

O presidente da escola Alzemiro da Silva falou sobre a intregração da equipe da escola no período de finalização e destacou o trabalho do carnavalesco Antônio Cansação, que veio de Parintins, no Amazonas, para produzir a escola e defender o símbolo máximo da agremiação, a coroa real gravada sobre um sol dourado, lembrando os mistérios do povo Inca.

Assista o desfile:


Vila Isabel

Última escola a entrar na avenida no encerramento dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval da Capital, na madrugada deste domingo, 3, a Academia de Samba Unidos de Vila Isabel ultrapassou a fronteira e foi buscar inspiração em Buenos Aires, contando sobre as tradições e costumes da sedutora e turística capital cultural da América Latina. Com o tema "Mi Buenos Aires Querida, a Vila é Portenha na Avenida", a Vila Isabel trouxe no abre alas os monumentais espetáculos apresentados no Teatro Colón.

O Caminito, La Boca, centro cultural de Buenos Aires, local de encontro de poetas e artistas, da música, da dança e da boemia com suas feiras e exposições; os bares, cassinos e cafés foram mostrados através das alegorias, que também falaram da gastronomia e de outras formas de entretenimento da capital portenha. Ao som do bandoneon, a escola de Viamão, mostrou o tango dançado por casais que evoluiam na avenida.

Dezoito alas vieram para a avenida mostrando fantasias que falavam dos encantos da noite portenha, das feiras, jogos e cassinos, da Avenida 9 de Julho, das mães da Praça de Maio, e dos primeiros colonizadores que fizeram a fusão de culturas como italianos, que trouxeram a arte européia, os russos com sua tradição asiática, os libaneses e judeus com sua religiosidade. O desfile encerrou com com carro representado a Casa Rosada, sede do governo argentino. O público desta segunda noite não abandonou as arquibancadas até a passagem da última escola, que encerrou seu desfile às 6h30 da manhã de domingo.

Assista o desfile:




créditos:
videos:
clicRBS
texto: site da pref. de Poa
fotos: banco de imagens

Comentários

Postagens mais visitadas